Skip to main content

O portal Auto Esporte ouviu funcionários de concessionárias das grandes marcas, as chamadas generalistas, e também de fabricantes premium, em São Paulo e no interior. Um ponto em comum é que, independentemente do preço e proposta do veículo, as táticas para conseguir bons descontos são similares. O que muda é o valor absoluto: obter redução de R$ 1.000 no preço de um Chevrolet Joy é mais difícil que reduzir em R$ 8.000 o valor de um Volvo. Seja qual for seu objetivo, vale seguir essas sete dicas antes de concluir o negócio.

Semeie o caos
Anote o valor final do veículo em uma concessionária e leve esse número a outra revenda da mesma marca. “Nós sempre vamos tentar fazer a venda, mesmo que a gente concorra com outra concessionária da mesma marca”, explica um vendedor. Porém, para que a “briga doméstica” funcione, o ideal é que a outra concessionária seja de um grupo diferente, pois algumas empresas têm várias lojas.

Olho no ano
Muitas vezes um carro recebe novo ano-modelo com alterações imperceptíveis. É a oportunidade para pedir um desconto. Apesar de ter sido fabricado no mesmo ano, um Kwid 2020/2020 terá menos valor agregado que um 2020/2021. Use essa depreciação a seu favor.

Gol (e outros carros) de placa
Alguns fabricantes penalizam concessionárias que mantêm veículos antigos (como os ano/modelo 2020) em estoque. Para fugir disso, as próprias lojas emitem a nota fiscal e até emplacam e licenciam o carro. O automóvel continua com status de 0 km, mas você não será mais seu primeiro dono. Esse é um argumento para pedir desconto, e considere também que você não terá os gastos com documentação e impostos daquele ano.

Ovelha negra
Sempre pergunte ao vendedor quais carros ele tem no estoque para pronta entrega, e veja se há algum “encalhado”. Às vezes a concessionária acaba ficando, por opção ou compulsoriamente, com um veículo que foge do padrão mais vendido. Pode ser uma versão menos interessante ou até uma cor muito chamativa. Se você não se importar com isso, não tenha pudor em pedir uma redução na etiqueta. “Nada é pior que ter um ‘patinho feio’ no pátio por meses sem conseguir vender”, revela uma vendedora.

Não julgue pela aparência
Alguns carros recebem reestilizações tão discretas que só os mais atentos percebem as mudanças — caso dos novos Fiat Argo e Cronos, que ganharam somente novas grades. Independentemente das alterações, unidades que não foram vendidas antes das atualizações sobem na fila de prioridade da loja para serem despachadas rapidamente, pois nem no showroom elas podem ser exibidas. Um belo argumento para garantir mais uma pechincha.

Questão de calendário
Se você não tem pressa, vale esperar chegar perto do fim do mês. A maioria dos concessionários trabalha com metas mensais, e não é raro que, na última semana do mês, tenham o objetivo de vender mais unidades. Para garantir a meta (que pode render até bonificação), o vendedor vai tirar o máximo da margem de lucro para conseguir fazer as vendas que faltam. Quer aumentar o efeito da tática? Deixe para comprar o carro entre outubro e dezembro.

Desconto além do preço
Às vezes o vendedor não tem mais como lhe oferecer redução no preço, mas pode dar alguns mimos extras — de um tanque de combustível cheio a acessórios, como um jogo de tapetes. Nos últimos tempos, também tem se popularizado a oferta de serviços, como a primeira revisão grátis ou cristalização da pintura. Não tenha vergonha de pedir esses acréscimos, que podem render mais uma economia para você.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Faça o pedido de sua placa aqui

Pelo WhatsAppPela Loja Online

Leave a Reply

®2023 | Fabrica de Placa