Skip to main content

Principal motivo está relacionado à aerodinâmica, mas questões técnicas também interferem

Não sei se você já reparou, mas os carros sedãs, ao contrário dos SUVs, hatches e das praticamente extintas (aqui no Brasil) peruas, não são equipados com limpador do vidro traseiro.

Isso acontece principalmente por conta de a aerodinâmica dos modelos três volumes facilitar o escoamento da água e inibir com mais facilidade o acúmulo de sujeira no local.

Nos utilitários esportivos, hatchbacks e station wagons o design da carroceria com uma queda brusca da traseira provoca uma área de turbulência e uma zona de vácuo que acaba sugando a água e pequenos detritos, como folhas e galhos de árvores, por exemplo, para a região do vidro traseiro.

Por isso é necessário um limpador no local.

O mesmo, no entanto, não acontece com os sedãs por conta do porta-malas, que protege a região do vidro e proporciona um fluxo de ar mais suave, permitindo que gotas de água e detritos não se acumulem no local.

Por que carro sedã não tem limpador do vidro traseiro? 1
Dicas

Roda amassada: o que fazer?

Os buracos das nossas ruas podem causar esse tipo de dano. Veja a importância do reparo para não ter outros problemas Ter a roda do carro amassada, muitas vezes, é um problema ao qual o motorista não dá devida importância, até porque é uma consequência muitas vezes comum devido às…
13 mitos e verdades sobre amortecedores
Curiosidades

Amortecedores – 13 mitos e verdades

Preciso trocar aos pares? Peça desgastada aumenta a distância de frenagem? Confira o que é mito e o que é verdade sobre amortecedores A suspensão tem um papel fundamental no veículo, mantendo os pneus em contato com o solo, além de ajudar na estabilidade e segurança. Porém, ainda existem muitas…
Lanterna Corujinha
Curiosidades
PRF manda recado para moda de LED vermelho em parabrisa de caminhões
Máquina consegue tapar buracos
Curiosidades
Máquina consegue tapar buracos no asfalto em menos de oito minutos

Um outro ponto que não impede, mas inibe a instalação de um limpador no vidro traseiro em um sedã é a dificuldade técnica.

Pelo fato de a tampa do porta-malas ser uma peça separada do vidro, a engenharia e o design teriam que trabalhar juntos para desenvolver uma peça que ao abrir não seja atrapalhada pelo posicionamento do limpador.

A instalação de chicotes elétricos, dutos de água e mecanismos eletrônicos para o funcionamento do limpador traseiro também surgem como barreiras.

Nas demais carrocerias, pelo fato de o vidro traseiro fazer parte da tampa do porta-malas, todos esses problemas têm soluções simples, práticas e viáveis.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Leave a Reply

®2023 | Fabrica de Placa