Skip to main content

Tire todas as suas dúvidas sobre o equipamento que prende as cadeirinhas e garante mais segurança para as crianças

Agora o assunto é sério: você sabe como usar os ganchos Isofix do seu carro para prender a cadeira dos seus filhos de forma correta?

Esse tema é importante, afinal muita gente teve filho recentemente e ainda pode ter dúvida sobre os ganchos e talvez até não entenda qual sua funcionalidade.

Presente em outros mercados há muitos anos, o equipamento passou a ser obrigatório em carros nacionais há poucos anos para todos os projetos novos.

Agora, o Blog Fabrica de Placa vai explicar tudo sobre ele: sua funcionalidade no dia a dia e até mesmo como instalar a cadeirinha.

Como achar o Isofix?

O sistema Isofix foi criado para trazer mais segurança ao transporte de crianças no automóvel.

O objetivo dele é fixar as cadeirinhas infantis sem deixar nenhuma folga no uso – ou seja, trazer mais segurança à viagem da criança durante todo o tempo.

O equipamento fica alocado no encosto do banco traseiro, na parte inferior, soldado na lataria – tamanha a segurança do equipamento.

Para localizá-lo, basta procurar um ganchinho e pronto, este é o Isofix. É nesse “U” que a cadeirinha da criança deverá ser fixada.

Conector Isofix

Quando se tornou obrigatório?

Quando falamos em itens de segurança de carro, o mercado brasileiro ainda se mostra distante do que ocorre em outras regiões, como Estados Unidos e Europa.

O país norte-americano, por exemplo, tem um sistema compatível ao Isofix, chamado Latch, como equipamento obrigatório desde 2003.

Na Europa o item é o mesmo daqui e a lei em todo o continente obriga as fabricantes a incluir o Isofix desde 2013.

Por aqui o equipamento de segurança deveria ter se tornado obrigatório a partir de 2018, mas alguns impeditivos atrasaram a obrigatoriedade para 2020.

Como funciona o sistema Isofix?

O Isofix funciona com três pontos de ancoragem que, quando fixados em seu veículo de maneira correta, garantem a segurança total da criança sentada na cadeirinha ou na peça que chamamos de bebê conforto.

Exatamente por esse motivo se tornou obrigatório em todos os veículos.

Trava Isofix

Quais são os conectores do Isofix?

O sistema Isofix consiste em dois conectores de metal que são fixados nos grampos metálicos de engate soldados na base do assento traseiro do veículo.

Além desses, existe um terceiro ponto de ancoragem que é de extrema importância para estabilizar a cadeirinha ou base do bebê conforto.

A função deste terceiro ponto é impedir que o assento tombe para os lados em situações de impacto ou freadas bruscas. Existem dois tipos: o top tether e a haste de suporte.

Top tether

Conhecido também como ponto de ancoragem superior, é o mais comum.

É um gancho localizado no piso do porta-malas ou, em alguns casos, na parte traseira do banco.

Para identificá-lo, muitos fabricantes colocam um logo de fácil visualização.

Para o pleno funcionamento do equipamento, é necessário que esse gancho da parte superior da cadeirinha esteja bem fixado e firme.

Com todos os três pontos presos, pode ficar tranquilo: a criança estará segurada pelo sistema Isofix.

Haste de suporte

A segunda opção de terceiro ponto é utilizada geralmente, quando o carro não é compatível com o top tether.

Diferente do primeiro, em que a fixação ocorre na parte traseira do assento ou no piso do porta-malas, a haste de suporte é fixada sobre o chão do carro, posicionada embaixo da cadeirinha.

Para funcionar de maneira segura, o equipamento deve ser esticado até que encoste no chão e estabilize a cadeirinha no banco.

Caso escolha essa opção, é de extrema importância verificar se seu carro oferece um local específico para a instalação – caso necessário, veja o manual do proprietário.

Conector Isofix

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Leave a Reply

®2023 | Fabrica de Placa